quarta-feira, 19 de junho de 2013

O MITO DA ILUMINAÇÃO


O MITO DA ILUMINAÇÃO


Durante séculos e séculos homens e mulheres vem buscando aquilo que se denominou “iluminação”.
Por ela fazem e fizeram sacrifícios, renúncias, austeridades, dietas alimentares, vestes modestas (algumas não muito discretas), abstinência sexual e alimentar (jejuns) etc., mas quase sempre sem resultados efetivos.
Acreditam que devem se tornar algo diferente do que são.
Além disso, outros (não todos) lutam contra uma mente inquieta, acreditando que ao silenciá-la haverão de experimentar o inefável.
Existem também aqueles que acreditam que orando e sendo “bonzinhos” haverão de abrir as portas da sempre dita, mas desconhecida, “iluminação”.
Dizem alguns que é o inefável, a luz suprema, a paz absoluta, o amor incondicional, a suprema realização, a sabedoria sem limites, a eterna e ilimitada beatitude e felicidade suprema, etc.
Tais questões e afirmações alimentam o imaginário das pessoas por gerações e gerações. Alguns sonham com ela assim como jovens sonharam um dia com um príncipe montado em um cavalo branco.
Pois bem, isso é um mito, uma crença, um desejo tão perigoso como o que encantam as mentes pervertidas ou viciadas.
Por quê? Porque é uma ilusão que reverbera em um desejo, o desejo de ser, de possuir, de gozar, mas sempre uma mera ilusão e um simples e comum desejo que ornamos com as vestes da sublimidade.
Quimeras que alimentam nosso ego e nos apartam da realidade.
Sempre estamos a espera de algo que nos torne melhor em todos os sentidos, algo que nos torne imune a dores ao mal e nos traga a permanente graça.
Ora, o que existe de real é a nossa humanidade, nossa natureza humana. Somente a compreensão do que se é, em essência, importa.
Não há razão para alimentar a mente com pretensões visionárias, que prometem um vir a ser, um paraíso pos mortem, metaforicamente falando.
A iluminação extraordinária e espetacular é uma ilusão, mas a realidade humana, de nossa natureza está em nosso íntimo para ser explorada e reconhecida, apenas olhando para ela de forma real, sem julgamentos, sem palavras e sem expectativas.
É o que é.


Swami Satyananda






2 comentários:

  1. Somente quem vive a realidade de si mesmo pode, verdadeiramente, elaborar essa explicação sobre o termo iluminação, que confesso, é a a busca de muitos de nós numa cegueira enorme. Esse parágrafo: " A iluminação extraordinária e espetacular é uma ilusão, mas a realidade humana, de nossa natureza está em nosso íntimo para ser explorada e reconhecida, apenas olhando para ela de forma real, sem julgamentos, sem palavras e sem expectativas.
    É o que é." traduz muito bem o que devemos fazer, com discernimento de si mesmo, com a sinceridade de aceitarmos o que somos realmente e não o que deveríamos imitar ou ser. Grato e parabéns pelo texto. Quem quiser saboreie desta verdade. Aurimar.

    ResponderExcluir